Diferenças entre psicologia e terapia


Muitas vezes as pessoas ficam sem saber a quem procurar no tratamento da vida emocional ou mental, se o psicólogo, o psiquiatra, neurologista ou o terapeuta.


Psicologia é o estudo da psiquê e como a própria palavra diz LOGIA: um estudo de um assunto em particular, que no caso é da psiquê. A partir deste conhecimento criou-se metodologias para tratar o indivíduo que apresentam problemas nesta área, daí que estas aplicações chamam-se terapias ou psicoterapias, que é mais específico para a área psicológica.


Há também profissionais que fizeram cursos terapêuticos para aplicação de tratamentos que necessariamente não são psicológicos apesar de trazer benefícios à psiquê também. No nosso caso é a formação em terapeuta reichiano que trabalha com a energia corporal, metodologia criada pelo médico psiquiatra Wilhelm Reich, falecido em 1957. Esse curso pode ser feito por psicólogos, psiquiatras, neurologistas e pessoas que não possuem estas formações acadêmicas.


O psiquiatra faz classificações sobre processos mentais e trata da parte química do tratamento, mas quando tem conhecimento adquirido com uma formação extra, como a psicanálise por exemplo, pode atender as pessoas em sessões analíticas semanalmente, mas o neurologista, que trabalha com os processos neurológicos, ou seja, dos processos do funcionamento dos neurônios, também pode receitar medicação e se tiver uma formação em uma da teorias psicológicas, pode ser também terapeuta. O psicólogo não pode receitar medicação mas sua graduação foi totalmente voltado para os processos psicológicos durante os cinco anos de faculdade, enquanto o psiquiatra e o neurologista, tiveram somente

uma parte de psicologia em suas graduações.


Se ficou confuso ou se você gostaria de entender um pouco mais aprofundado, pode me escrever e vou trazer mais informações. Grato pela atenção.


José Carlos Bastos, psicólogo clínico, terapeuta corporal reichiano e terapeuta comunitário.



2 visualizações

© 2018 por Psicologia e Terapia em Rio das Ostras                                                                                          psicologiaeterapiarostras@gmail.com