Você precisa ser feliz!!!

Você precisa ser feliz! Sim, é assim mesmo no imperativo. Ser feliz é tão importante e vital como respirar, se alimentar, ir ao banheiro, ganhar dinheiro para sobreviver.

As pessoas podem até não ter a mesma opinião, afinal como ser feliz num mundo que falta amor, falta união, falta ar, falta comida, etc, e em contrapartida sobra violência, corrupção, fome, desigualdades, injustiça, etc?

Eu te digo com toda clareza que ser feliz é uma questão do nosso ser mais íntimo, é de dentro para fora e não ao contrário.

Você acha que pessoas milionárias e corruptas, mesmo que nunca sejam descobertas suas falcatruas, são felizes? Claro que não. Quem é corrupto, sem caráter, que engana, rouba, mente, nunca seria feliz em sua essência, pois pessoas assim, o dinheiro, o poder, as aparências, o “você só vale quanto pesa”. Dinheiro, poder, por si só não trazem felicidade, é tudo uma ilusão. O dinheiro acaba, é perecível, mesmo quando se tem milhões, ele esgota a capacidade de ter fazer feliz a cada dia.

Estou falando de uma felicidade essencial, a da alma, que transcende as questões externas.

Quando você se sente bem, revigorado, reconhecendo os seus potenciais, quando se alegra com um dia de sol… e principalmente quando você tem a capacidade de amar genuinamente e se fazer amado. Aí você realmente é uma pessoa feliz. Não estou falando somente de amor entre casais, mas de um amor generalizado, de amor ao próximo mesmo.

Acredito, com toda a minha experiência de vida pessoal e profissional, que a questão emocional é a base de tudo. Sou terapeuta corporal reichiana, há 23 anos e o que mais me chama a atenção nesses anos todos de atendimento e o que praticamente todos os pacientes têm em comum, é a questão da baixa autoestima e consequentemente geram medo, insegurança, falta de amor por si mesmo, pelo outro, resultando assim em vários tipos de patologias emocionais e biofísicas, isso é o que podemos chamar de antítese da felicidade.

Essencialmente todos os conflitos vividos e não resolvidos na primeira infância e adolescência, geram carências afetivas profundas e que se tornam perturbadoras até a fase adulta, causando assim todo aquele ciclo que descrevi acima: insegurança – baixa autoestima – falta de amor-próprio / pelo próximo – carência – solidão – medo.

Eu acredito que o amadurecimento leva o ser humano à felicidade, entretanto para amadurecermos de uma forma saudável é primordial que nossos conflitos emocionais inconscientes sejam atualizados e resolvidos, precisamos olhar de frente as nossas dores, porque elas se transformam em angústia, frustrações, medos e pior, muitas vezes nos deixam paralisados. Ser feliz é caminhar e se mover, é construir, é acreditar em você, é ter emoção e a razão como aliados e poder se sentir livre das questões que te fizeram adoecer.

Ser feliz é virar a página, mas não para esquecer o que passou, mas virar a página porque as páginas anteriores não te machucam mais, ficaram ultrapassadas.

_____________________________________________________________________________________________________________

Sônia Lopes - Terapeuta reichiana / Terapeuta Floral / Massoterapeuta. Outras informações busque em Quem somos 

© 2018 por Psicologia e Terapia em Rio das Ostras                                                                                          psicologiaeterapiarostras@gmail.com